terça-feira, 24 de março de 2009

Digitação - DatiExpert

Econtrei este software quando digitava minha monografia, há cerca de um ano e meio. Um colega no laboratório de informática da faculdade já havia me falado que existiam cursos de digitação online, mas eu me considerava um bom digitador e deixei para depois. O jeito certo de digitar é: usar todos os dedos das duas mãos, e nunca olhar para o teclado, sempre para a tela.

Ao iniciar minha monografia, o "pânico do último minuto" me fez ver como perdia tempo olhando para o teclado e corrigindo caracteres errados -- mesmo olhando para o teclado, eu tinha muitos erros de digitação. O momento não era o mais apropriado para mudar o jeito de digitar, porque no início sua velocidade cai consideravelmente. Mas a primeira coisa que fiz após entregar o trabalho foi começar esse curso. Hoje me pergunto por que nunca procurei isso antes, e por que outras pessoas, que passam mais tempo no computador do que eu, também não procuram. Não se demora a aprender, e o benefício é grande.

A principal vantagem é que hoje as palavras acompanham os pensamentos. É como Baudelaire fala num livro sobre o impressionismo (não lembro o nome) sobre o artista ter que dominar toda a técnica de seu instrumento, para que a imperícia das mãos não limite a expressão de sua sensibilidade. Hoje dependemos do computador até em nossa vida pessoal, mas poucos dominam esta ferramenta simples, que é o teclado. Outra vantagem é que agora digito com os pulsos apoiados na mesa, o que reduz o estresse sobre essa musculatura e o risco de LER.

Fica aqui a recomendação. Existem vários programas gratuitos, mas o que mais me agradou foi o DatiExpert, encontrado aqui. A versão 2.x não funcionou aqui em casa, mas fiquei muito satisfeito com o 1.7. Confesso que fiquei meio viciado, porque parece um desses joguinhos contra o relógio (uma das primeiras tarefas é digitar HIDROSFERA 20 vezes em um minuto, muito muito excitante!).

Com 20 minutos de treino por dia, em mais ou menos 30 dias você recupera sua velocidade de digitação original. Em poucos meses, terá dobrado seus caracteres por segundo.

Só algumas observações: perdoem os erros de ortografia do programa. Tem alguns, mas como o objetivo é aprender a digitar qualquer coisa, este fato é meramente incidental.

Segundo, ele não informa um detalhe importantíssimo: as letras F e J do seu teclado têm um pontinho ou tracinho em alto relevo, que servem se guia. Procure-os com as pontas dos indicadores para posicionar as mãos corretamente.

Terceiro: eu não fiz, mas já me sugeriram digitar com um pano cobrindo as mãos e o teclado. Realmente, no início é grande a tentação de olhar para as letras, se você for do tipo que não consegue se conter, o pano pode ajudar muito. E lembre que, quanto mais se esforçar para digitar da maneira correta, mais rápido e certeiro ficará.

Por último, existem alguns tipos de teclados -- mais macios, teclas mais altas, maiores -, você primeiro vai ficar bom no seu, e médio nos outros, e é um pouco irritante ter que se acostumar com teclados novos (do trabalho, de amigos, etc.). Por isso, considere levá-lo consigo se for viajar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário