segunda-feira, 23 de março de 2009

Sobre este blog

Criei este blog como pretexto para traduzir algumas coisas interessantes que só encontro em inglês na internet. Para mim é um bom meio de aprender mais dos dois idiomas, o inglês e o português. Ando fazendo isso pela Wikipédia também, mas lá não há espaço para coisas como o ensaio que inicia esta página, intitulado "Por que nerds não são populares", e outras que pretendo acrescentar.

O trabalho de tradução é demorado, e a proposta aqui é não utilizar tradutores automáticos, portanto, os posts devem ficar um pouco espaçados. Como odeio errar, gasto quase tanto tempo na revisão quanto na tradução em si (e ainda assim deixo uns furos!), o que contribui para a lentidão dos trabalhos.

Por outro lado, não pretendo me restringir a traduções, tenho algumas idéias guardadas que pretendo ir soltando aos poucos, à medida que for tendo tempo, principalmente a respeito de política e educação. Gosto de escrever, te obriga a tomar consciência da cadeia lógica que te leva dos axiomas aos raciocínios mais complexos, que às vezes assumimos como verdadeiros sem mais nos questionarmos por quê. Te ajuda a mostrar para as pessoas que o que você diz faz algum sentido.

Ficarei muito grato em receber críticas ou se alguém quiser debater comigo qualquer assunto tratado por aqui. Mas já adianto: se for a respeito de alguma tradução, pode ser que alguém aponte "vc tem certeza que a palavra é essa e não aquela?" Minha resposta muito provavelmente será sim. Sempre tomo a liberdade de alterar passagens, algumas às vezes longas, não só para preservar o sentido do texto, mas também para utilizar expressões que são mais comuns na língua portuguesa. Minhas traduções sempre são cheias de notas de rodapé, onde teço considerações sobre o porquê de tal ou qual expressão. Peço que leia estas notas antes, e aí sim, ficarei ainda mais feliz em discutir as notas. Para mim essas notas seriam como uma seção de "o que aprendi com este trabalho". Sempre quero aprender mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário